FREELANCER: o que é?

O QUE É UM FREELANCER?

Um freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é um profissional autônomo. É um termo de origem inglesa que significa, ao pé da letra, “lanceiro livre”, pois teve origem na época dos cavaleiros medievais mercenários, quando eles ofereciam seus serviços e trabalhavam para os nobres que ofertassem mais dinheiro. Porém, hoje, e no sentido adaptado da palavra, freelancer quer dizer autônomo, ou seja, alguém que trabalha por conta própria e é totalmente independente.

Dessa forma, um freelancer pode trabalhar em casa ou mesmo em qualquer lugar, de acordo com a tarefa que desejar fazer. E com a tendência de crescimento do trabalho pela internet é muito comum vermos pessoas que trabalham como freelancers nas horas vagas ou até mesmo em tempo integral. Ou seja, não é preciso deixar seu emprego fixo para ser freelancer, pois você pode aproveitar o tempo vago quando não está no emprego ou os fins de semana para ganhar um dinheiro extra.

As atividades freelas são diversas e incluem escrever textos e livros, trabalhar com design, propaganda, marketing, programação, web design, pesquisas, etc. O trabalho desse profissional funciona da seguinte maneira: ele se especializa em uma área com que já possui afinidade (escrita, revisão, moda, design, programação, marketing, etc.) e oferece seus serviços para outra pessoa ou empresa. Tudo isso ocorre através de um contrato e o freelancer não possui nenhum vínculo empregatício com a empresa ou pessoa para quem vai trabalhar. Geralmente, não é preciso nem mesmo morar na mesma cidade ou país do contratante, caso o serviço seja feito em casa.

O prazo de entrega do trabalho também é definido entre ambos e este freela pode trabalhar no horário que quiser, seja de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada, desde que entregue o serviço no dia e horário preestabelecidos.
Depois o pagamento é feito conforme combinado entre as partes e varia muito, dependendo do tipo de serviço prestado, podendo ser por quantidade de horas ou de serviço entregue. Após finalizado, o contratante deposita o dinheiro em uma conta de preferência do freelancer ou faz alguma transferência on-line através de diversas formas de pagamento
existentes na internet (veremos isso mais adiante).

De forma resumida, pode-se dizer então que um freelancer é um profissional independente que não possui vínculo com a empresa ou pessoa que o contrata e recebe de acordo com o tipo e quantidade de serviço que realiza, podendo trabalhar quando e onde quiser. Um freelancer faz o próprio horário e não possui nenhum chefe ou supervisor, podendo fazer o que gosta quando quer e ainda ganhar por isso. Sendo assim, vale a pena saber como se tornar um redator freelancer e ganhar dinheiro sem sair de casa.

3 comentrios

  • João Francisco

    Reply Reply 13 de novembro de 2015

    Ser Freelancer é meu sonho

  • Renata

    Reply Reply 6 de janeiro de 2016

    Ser frila é a melhor coisa do mundo. Significa ter independência. Ainda não larguei meu emprego mas estou crescendo nessa área e quero tentar ser freelancer em tempo integral. Se você mora em uma cidade grande e perde muito tempo no trânsito já vale muito a pena.

  • odilon de mello filho

    Reply Reply 6 de setembro de 2016

    Gosto de escrever! Já tenho histórias escritas e publicadas em livros. Gostaria de informações sobre o assunto.

Comente!

* Denotes Required Field